O dia em que eu quase fui pra ponte que partiu!
Ainda sobre minha viagem mochilão pela costa oeste americana em 2001, aconteceu comigo um fato bem insólito. Uma das coisas que havia planejado para essa minha viagem era cruzar de bicicleta a ponte Golden Gate, que liga a cidade de São Francisco a Salsalito. Essa ponte é vermelha, muito famosa e aparece em 11 de cada 10 filmes rodados na cidade. Recentemente, foi lançado o filme "A Ponte" (The Bridge), que é um documentário sobre os vários casos de pessoas que usam a ponte Golden Gate para passar para o outro lado da vida.
No dia escolhido, saí cedo do albergue e lembro-me de que ainda me sentia cansado, pois, no dia anterior, eu viajara o dia inteiro de trem Amtrak para ir de Los Angeles a São Francisco. A princípio, como os trilhos não chegam até essa cidade, a viagem de trem seria de Los Angeles até São José, o que demora 12 horas, e de lá eu pegaria um ônibus da própria Amtrak para completar o trajeto, em mais 1 hora. Acontece, que houve uma pequena demora com a liberação da minha mochila (hoje, eu acredito que eles a tenham revistado), o que me fez perder o ônibus até São Francisco. Reclamei com razão e eles pagaram um taxi para finalizar o trecho de minha viagem e que me levou até a porta do albergue onde ficaria.
Conforme disse, saí cedo para ir até a locadora de bicicletas. Escolhi uma que fosse bem leve e resistente, e a aluguei junto com o capacete. Fui até a ponte e quando cheguei do outro lado, vi que tinha um mirante. Fui até ele e notei que havia várias equipes de reportagens filmando a ponte. Eram muitas mesmo. Pensei que os noticiários local a usassem como pano de fundo para falar assuntos da cidade ou, devido ao horário, sobre o tráfego. Retornei pela ponte e vi que do outro lado tinha mais equipes ainda. Todos filmando o repórter e atrás dele a ponte. Alguns filmavam a ponte diretamente. Estranhei, mas pensei: "Que coisa! Todos usam a ponte como fundo. Os noticiários daqui devem ser todos iguais." Fui embora e esqueci o assunto.
Tarde da noite daquele dia, liguei para o meu irmão aqui no Brasil para combinar a minha chegada, pois já estava de partida das terras americanas. Contei para ele que tinha andado de bicicleta na Golden Gate e só então fui saber que o mundo todo estava de olho nessa ponte, pois fora revelada uma carta de Osama Bin Laden em que ele ameaçava destruir brevemente com o uso de aviões uma ponte pênsil famosa da costa oeste americana. Recebi a notícia com descrença, mas com uma certa preocupação, pois viajaria de avião dali a algumas horas. Felizmente, não houve o tal atentado.
Até hoje, tento imaginar o que os cinegrafistas devem ter pensado ao ver um ciclista suicida cruzando uma ponte condenada.