Olhos Que Falam

Este é um espaço virtual onde compartilho minhas idéias, experiências, vivências e impressões sobre a vida e o meu cotidiano. Sejam bem-vindos a ele e... comentem bastante!

PS: Para aqueles que acham chato visitar um blog de alguém que não conhecem:
- Prazer, meu nome é Sodré, Silvio Sodré.

domingo, novembro 18, 2007

Como salvar um milhão de pessoas

Trabalhe. Seja feliz e faça os outros felizes. Pergunte a si mesmo o que é felicidade. Creio que a melhor resposta que já ouvi na vida é que a felicidade é a paz perene que entremeia os momentos felizes; e essa paz perene requer fé e só tem fé quem trabalha e sabe esperar, pois o trabalho e o tempo são o que torna tudo possível e move montanhas.

Dê o exemplo. Faça da sua vida um farol para iluminar e apontar o caminho seguro através do revolto mar de ilusões da vida. E sendo assim, também não se iluda. Saiba qual é a verdadeira vida e não busque valores transitórios como aparências, dinheiro, fama, poder, status. Procurá-los é como estar em um iceberg indo para o meio do oceano. Busque os valores imorredouros, os mesmos que Jesus nos lembrou, mas que nos são ensinados há muito mais tempo por toda a criação divina.

E não se preocupe se você só conseguiu salvar apenas uma pessoa. Saiba que essa pessoa poderá salvar muitas outras com seu trabalho e seu exemplo. Portanto, salve-se a si mesmo.

quinta-feira, novembro 01, 2007

Meu Curriculum Vitae Musical


O compositor, guitarrista e cantor Silvio Sodré nasceu em um ambiente familiar musical. Desde criança, participando de pequenas serestas em sua casa, onde seu pai tocava violão e sua mãe cantava, Silvio desenvolveu cedo seu interesse pela música.

Aos 14 anos, aprendeu a tocar guitarra com seu irmão Sérgio Pacheco e menos de um ano depois ganhou seu primeiro prêmio como melhor instrumentista do Festival de Música do Colégio Metropolitano no Rio de Janeiro. Participou ainda de vários outros festivais de músicas e de bandas e em quase todos obteve uma das três primeiras colocações.

Silvio montou sua primeira banda (um cover dos Beatles) em 1984, época em que havia pouquíssimos conjuntos musicais em atividade. Aos 15 anos, surgiram as primeiras composições em parceria com o irmão Sérgio; tais canções eram registradas em gravações caseiras das quais também participava seu outro irmão Sidney. Em 1986, buscou o virtuosismo na guitarra ao criar uma das primeiras bandas cover do grupo canadense Rush.

De 1987 a 1992, como integrante do grupo de instrumentistas da Universidade Gama Filho, Silvio amadureceu seu gosto musical e tornou-se eclético. Aprendeu a tocar diversos estilos musicais e isso se refletiu nas composições e nos arranjos que criava. Foi convidado a participar de vários trabalhos como guitarrista e arranjador (principalmente de harmonia vocal). Chegou a trabalhar ao mesmo tempo em seis projetos distintos: Ricardo Machado (seresta), Média 44 (Jovem Guarda), Grupo Gaúcho (tradicionalista), Nova Estação (MPB), Banda Cristal (rock/pop), além do grupo da UGF. Nessa época, formou-se na escola de música Musiarte em Copacabana.

A partir de 1993, começou se dedicar exclusivamente à Banda Oribhé, um grupo de axé music do Rio de Janeiro, bem no auge do sucesso desse estilo. Apresentou-se em diversas casas de espetáculos, programas de TV, teatros, boates, clubes, hotéis, etc. Com o esgotamento do samba reggae, os shows foram rareando e, em 1998, deixou o grupo.

No início de 2002, Silvio Sodré começou a gravar um CD com algumas das mais de 40 músicas suas feitas em parceria com seu irmão Sérgio Pacheco. Na segunda metade de 2002, o projeto sofreu uma paralisação, pois Silvio mudou-se do Rio de Janeiro para a pequena e bucólica cidade de Lambari - MG, onde montou uma banda de rock/pop chamada Zona X. Em meados de 2003, Silvio retomou e finalizou o projeto, que contou com novas composições e com a participação de músicos da cidade mineira.

Atualmente, Silvio mora em Brasília - DF a poucos metros da casa de seu irmão Sérgio. No momento, ele está arregimentando músicos para voltar a gravar e fazer shows pelo Planalto Central.


(Quem quiser conhecer um pouco mais do meu trabalho musical acesse http://silviosodre.palcomp3.com.br . A propósito, lá tem um blog onde conto as histórias das músicas e curiosidades sobre as gravações e arranjos.)